Autobiografia
por Benjamin Franklin
“Sempre tive prazer em colher cada singela anedota dos meus ancestrais. Imaginando agora que talvez lhe seja igualmente agradável conhecer as circunstâncias de minha vida, sento-me à mesa para escrevê-las a você. Tendo saído da pobreza e da obscuridade, nas quais nasci e fui criado, para um estado de abastança e de algum grau de consideração neste mundo, e depois de caminhar boa parte da vida dispondo de uma parcela considerável de felicidade, meus descendentes podem ter o interesse de conhecer os meios condutores de que fiz uso, na medida em que julgarem alguns deles apropriados para as suas próprias circunstâncias pessoais, e portanto dignos de serem imitados”.
“Em nome da promoção da felicidade humana, sempre sustentei ser necessário provar que o homem não é, nem mesmo na época atual, um animal cruel e detestável. Mais ainda, quero provar que uma boa orientação pode corrigi-lo imensamente. [...] As ações viciosas não são maléficas por serem proibidas, mas são proibidas por serem maléficas, considerada a natureza do homem em si; portanto, é do interesse de cada um ser virtuoso se deseja ser feliz ainda neste mundo.
E, nessas circunstâncias, esforcei-me para convencer os jovens de que nenhuma outra qualidade seria capaz de trazer fortuna a um pobre homem que não a integridade e a honestidade”. — Benjamin Franklin
7 recomendações para Autobiografia
Recomendações similares
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”